Pe. Mateus Locatelli
A relíquia do coração de São Camilo de Lellis chegou ao município de Iomerê, em Santa Catarina, no dia 26 de julho. E, mesmo debaixo de chuva e atraso de aproximadamente seis horas devido a acidentes na rodovia, a comunidade paroquial e o povo das cidades vizinhas lotaram a Igreja matriz a espera da relíquia.
O Pe. André Luiz Giombelli, que presidiu a missa, iniciou as comemorações com a oração do terço e com a apresentação do Coral de Iomerê. Além do Pe. André, também participaram da celebração os padres Mateus Locatelli, Lídio Milani e João Claudio Casara.
Trazida pelo Pe. Osmar Penso, pela enfermeira do Recanto São Camilo, Dolores e pelo Guardião italiano Michele Angrisani, a relíquia foi recebida ao toque de sinos e do hino de São Camilo. O pároco levou-a em procissão pela Igreja e chegando ao altar foi exposta à veneração da comunidade, a qual exaltou com vivas a São Camilo.
No mesmo dia, o pároco Pe. Eliseu Osinski conduziu a missa de São Camilo para os enfermos e no fim da celebração foi dada a bênção da saúde para cerca de 120 pessoas que estavam no local naquele momento.
A visita da relíquia em Iomerê, também contou com a presença do Provincial e Presidente das Organizações Camilianas, Prof. Dr. Pe. Léo Pessini, que deu a benção dirigindo uma palavra a todos e aproveitou a oportunidade para explanar sobre São Camilo: o coração, a oração e o trabalho no mundo da saúde. Logo depois, Pe. Léo assistiu a dois alunos da escola de Bom Sucesso declamar uma poesia sobre o padroeiro dos enfermos.
Durante o dia, chegaram as caravanas do Ipumirim, das Treze Tílias, Salto Veloso, Videira, Pinheiro Preto, entre outras que puderam participar da missa da saúde realizada pelo Provincial com a homilia feita pelo Pe. Mateus.
Com a presença do bispo Diocesano Dom Frei Severino Clasen e aproximadamente 550 fiéis, teve início a missa de encerramento, dedicada também aos profissionais da saúde. Dom Severino fez a homilia ressaltando a importância do cuidado, do amor e da atenção para com a vida. Ao final, o bispo deu a benção com a relíquia e a entregou ao pároco, para que como pastor deste rebanho a conduzisse em procissão pela Igreja.
“Que esta visita possa despertar em todo este povo e em toda a diocese, um grande amor no cuidado da vida e da saúde. Que São Camilo tido como o gigante da caridade desperte em nossos corações um amor samaritano”, completa o bispo.
Com esse momento, de grande comoção de todos os presentes, o Coração de São Camilo despediu-se de Iomerê.