Na manhã de 15 de fevereiro, o Grande Auditório do Centro Universitário São Camilo-SP, no Ipiranga, foi palco de reflexões sobre “fraternidade e Tráfico Humano”, tema da Campanha da Fraternidade de 2014, cujo o lema é “É para a liberdade que Cristo nos libertou”.
O evento foi coordenado pela Associação Nacional de Ensino Católico no Brasil, a ANEC, e contou com aproximadamente 680 pessoas, de 72 instituições diferentes. Na ocasião, estiveram presentes na mesa de abertura o Prof. Antonio Boeing, Secretário Estadual da ANEC; Dom Júlio Endi Akamine, bispo referente da Educação da Arquidiocese de São Paulo; e o Pe. Roberto Duarte Rosalino, coordenador do Conselho local da ANEC, que falou aos participantes sobre a importância de refletir sobre o tema.
“Vivemos em um mundo cada vez mais individualista, onde cada um se importa com a própria vida e com os próprios projetos. Temos que ser uma comunidade educativa, envolvidos com o coração, e atuar para que o ser humano não perca o seu significado. Quem se sente em comunidade, se preocupa com o outro”. Contou, Pe. Roberto.
Em sua fala, Dom Júlio lembrou de um caso recente de escravidão, acontecido em 13 de fevereiro, em uma feira-livre no centro de São Paulo, na qual um boliviano foi preso tentando vender dois compatriotas por mil reais cada. “Esses irmãos, como todos os outros que se encontram nessa realidade, saem em busca de um sonho, a procura de uma melhor qualidade de vida para si e para suas famílias. Porém, acabam encontrando a escravidão, a exploração e, em alguns casos, a morte. E, de quem é a culpa? As pessoas se eximem de culpa, mas Deus nos pergunta: Onde está seu irmão?”. Dom Júlio, citando trechos da homilia do Papa Francisco, falou sobre a globalização, que faz com que a sociedade não se importe tanto com o próximo. “Quem de vocês chorou pelas vítimas do tráfico? Quem chorou pelas famílias dessas pessoas? Hoje, fazemos parte de uma sociedade que se esquece de chorar pelos outros”.
Em seguida, os presentes assistiram a um vídeo com relatos das vítimas do tráfico de pessoas e com a visão de especialistas sobre o assunto. Para finalizar as apresentações, o Pe. Prof. Dr. José Ademar Kaefer ministrou uma palestra sobre o assunto, baseado em histórias bíblicas. Logo após, os participantes foram encaminhados para oficinas promovidas pela organização do evento.