De forma descontraída e bem-humorada, a psicanalista, Silvana Fedeli Prado, apresentou, para os participantes do XV Congresso de Brasileiro de Hotelaria Hospitalar, dois doutores bem diferentes: Namour e Paraná.
Os cães, que fazem parte da Ong Patas Therapeutas, na qual, Silvana é Presidente, são utilizados em visitas aos idosos e crianças. Segundo a psicanalista, a interação com os animais potencializa o processo de socialização e comunicação dos pacientes, além de ajudar na memória, afetividade, confiança, auto-estima, stress e ansiedade.
“Hoje, falamos muito de humanização, mas a humanização vem para tirar o indivíduo do estado de alienação em que ele se encontra. Tem pacientes que ficam meses internados e passam por situações dolorosas, causando um grau muito grande de stress. Nossos animais oferecem um procedimento alternativo, um alento. É um verdadeiro resgate na qualidade de vida do paciente. Quando visitamos os idosos, eles se arrumam para receber os animais. No caso das crianças, elas param tudo para vê-los. É sempre um dia especial”, conta, Silvana.