A Relíquia Insigne do Coração de São Camilo de Lellis esteve ao lado da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil
Mais de 30 mil pessoas acompanharam a Romaria no Santuário Nacional de Aparecida que contou com a presença da Relíquia do Coração de São Camilo, símbolo do amor e da caridade. A celebração foi realizada no dia 14 de julho em comemoração ao Dia de São Camilo de Lellis e aos 90 anos da presença dos Camilianos no Brasil. Nesta data, segundo dados do Santuário, cerca de 68 mil peregrinos passaram pela Basílica.
A missa solene foi presidida pelo Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) concelebrada pelo Prof. Dr. Pe. Léo Pessini, Provincial e Presidente das Organizações Camilianas e Pe. Niversindo Antonio Cherubin, Superintendente da Cruzada Bandeirante São Camilo e do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer. Sacerdotes camilianos e o clero diocesano, as irmãs da Congregação de São Camilo de Lellis, seminaristas e irmãos, fies da Arquidiocese de Aparecida e romeiros em peregrinação ao Santuário Nacional também estiveram presentes na celebração eucarística.
O Cardeal Dom Raymundo parabenizou toda família camiliana pelos 90 anos de presença no Brasil, ressaltando a importância das obras sociais, instituições de ensino e os 54 hospitais administrados pela Rede São Camilo. “São 90 anos de presença ativa com diversas obras no Brasil. Portanto a gente comemora por esses trabalhos que são tão beneméritas”, declarou o Arcebispo de Aparecida.
Para Dom Damasceno a Relíquia Insigne representa a vida de São Camilo de Lellis guiada pelo amor, sobretudo dedicada aos enfermos, sendo a síntese de todos os mandamentos de Deus que é o amor ao próximo, ao irmão.
“A Relíquia do Coração recebe certamente a veneração de todos os fieis peregrinos de Nossa Senhora Aparecida. O nosso povo é muito religioso e nossa devoção as relíquias e imagens é uma expressão a religiosidade popular, tão preciosa e valiosa na América Latina”, explicou.
A comemoração ao Dia de São Camilo de Lellis propiciou momentos de muitas bênçãos e graças para todos os romeiros e fieis que visitaram o Santuário Nacional de Aparecida. “Nós queremos pedir a Deus e intercessão de São Camilo de Lellis que dê a todos nós um coração cheio de caridade e que a exemplo de São Camilo podemos amar a Deus sob todas as coisas, ao nosso próximo, cuidar das pessoas carentes e dos enfermos”, relatou Dom Damasceno.
O Arcebispo de Aparecida afirma que a Igreja é um sinal do amor e da caridade no mundo de hoje. O catolicismo não cresce por propaganda e por publicidade, a Igreja cresce por seu testemunho de amor no mundo. “Cada católico deve ser chamado a viver esse amor ao próximo, a família, no trabalho, ambiente social, contribuindo com testemunho para uma comunidade mais humana, fraterna, solidária. Que seja o anúncio do reino definitivo, comprometidos para construção desse mundo e o caminho para vida eterna”, explicou.
Após a celebração eucarística, religiosos e leigos participaram do Simpósio São Camilo e Camilianos no Brasil realizado no Auditório do Santuário. Na ocasião foram abordados temas como o Histórico da chegada dos primeiros camilianos no Brasil; a Pastoral da Saúde e Universitária; Formação de profissionais da saúde; Assistência à saúde e social; Paróquia e as vocações religiosas.