IV Centenário da Morte de São Camilo

No dia 20 de maio de 2014, nas dependências do grande auditório do Centro Universitário São Camilo-SP (Ipiranga), foi realizado o evento comemorativo do IV Centenário da Morte de São Camilo de Lellis. O evento tem como finalidade, fortalecer as ações de mútua ajuda entre as Entidades, além de incentivar a formação humana e cristã na linha do Carisma Camiliano.

Antes do início da solenidade, o Superintendente da União Social Camiliana, Pe. Christian de Paul de Barchifontaine fez um momento de oração com os presentes no evento.

Na composição da mesa oficial de abertura estavam presentes o Provincial e Presidente das Organizações Camilianas no Brasil, Pe. Léo Pessini, Pe. Antonio Mendes Freitas, Pe. José Carlos Dias Sousa, Pe. Mário Luís Kozik, Ir. Eliane Degasperi (Congregação Filhas de São Camilo), Pe. Wilson Enrique Gonzales Carbajal (Peru), Pró-Reitor Administrativo (Espirito Santo) José Bessa Barros e o Vereador Paulo Frange.

O auditório estava repleto de representantes das Entidades São Camilo Brasil, inclusive havia uma delegação Camiliana dos Estados Unidos, composta pelo Pe. Pedro Celso Tramontin, Sr. Kevin Charles Schwab, Sr. Rick Lee Jonhson e Sr.ª Marie Elizabeth D’Amico.

Uma homenagem póstuma ao Prof. Antônio Celso Pasquini foi proferida pelo Pe. Léo Pessini, e logo após a fala, a Assistente Social da União Social Camiliana, Ana Lúcia Agostinho entregou uma placa de agradecimento à Sr.ª Iria Pasquini, esposa do professor pelos anos de dedicação à União Social Camiliana.

Nos intervalos a animação ficou por conta da Maestrina Ir. Loudes Pessini, que entoou cânticos com o público presente.

A equipe Camiliana Americana apresentou as obras Camilianas nos EUA, incluindo os novos projetos da Instituição. Após a pausa para o almoço, houve o momento para o lançamento da obra, Bioética, Cuidado e Humanização, editorial organizado e escrito por Pe. Leo Pessini, Prof.ª Luciana Bertachini e Pe. Christian de Paul de Barchifontaine.

Durante o evento houve um momento em comemoração aos 60 anos da União Social Camiliana. Um retrospecto mostrou a evolução da instituição no Brasil. No intervalo da programação apresentações de música e um emocionante sorteio de brindes para plateia.

O encerramento das festividades do dia foi marcado pela ilustre presença do Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, que presidiu a Celebração Eucarística de Ação de Graças dos 400 Anos da Morte de São Camilo de Lellis. A cerimônia foi animada pelo Coral da São Camilo, composto por funcionários e alunos. Além do Coral, a bateria da Atlética São Camilo se juntou a equipe e finalizou a cerimonia ao som do Hino Oficial de São Camilo de Lellis.