No dia 09 de fevereiro, o Grande Auditório do Centro Universitário São Camilo-SP, no Campus Ipiranga 1, recebeu calouros e veteranos para a Aula Magna. O evento começou com as boas vindas do Coordenador da Pastoral Universitária Camiliana (PUCA), Pe. Alberto Marques de Sousa, que aproveitou a ocasião para apresentar os trabalhos e eventos promovidos e também convidou a todos para serem voluntários da PUCA, que tem como lema Cuidando de quem Cuida. Além disso, enfatizou os princípios e a missão camiliana, que se estende muito mais do que conhecer técnicas: cuidar de pessoas. “Queremos passar os valores camilianos durante toda a trajetória acadêmica de vocês, lembrando sempre da frase de São Camilo de Lellis ‘Mais coração nas mãos’”, declarou Pe. Alberto, informando sobre os 90 anos da presença camiliana no Brasil neste ano de 2012.
A solenidade de abertura da Aula Magna contou com a presença dos dirigentes da Rede São Camilo São Paulo Valdesir Galvan, Diretor Geral, e Dr. Fábio Luís Peterlini, Diretor de Práticas Assistenciais, ambos membros do comitê executivo do Centro Universitário São Camilo-SP; também estiveram presentes: o Pró-Reitor Administrativo, Roberto de Faria Veloso; Pró-Reitor Acadêmico, Prof. Marcos Frizzarini; Prof. Clóvis Castelo Júnior, Coordenador de Pós-Graduação; as assessoras acadêmicas Profa. Cristiane Yonezaki e Profa. Viviane Alves.
Em sua primeira apresentação para os alunos, o Pró-Reitor Administrativo, Roberto Veloso, fez questão de agradecer a recepção que teve na São Camilo e desejou sucesso a todos. “Nós, profissionais da São Camilo, somos um serviço. O nosso empenho é para a melhoria do que já está muito bom, com investimentos em prol do constante aperfeiçoamento acadêmico, mantendo a qualidade do Centro Universitário”, declarou Roberto.
Valdesir, por sua vez, relembrou o dia em que entrou na São Camilo e confidenciou que, 25 anos depois, seu filho começa a trilhar o mesmo caminho. Aproveitou o momento para parabenizar o ingresso dos calouros no Ensino Superior e por terem escolhido a São Camilo para sua formação acadêmica. “Vocês terão a oportunidade de fazer estágios tanto nos hospitais camilianos como em outras instituições de saúde públicas e privadas com que possuímos convênios. Portanto, é necessário dedicação porque a área da saúde não é só teoria, pois também é preciso participar de projetos que permitam colocar em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula, como o Projeto Rondon, coordenado pelo Prof. Valter Costa”, explicou o dirigente.
Prof. Frizzarini também ressaltou a importância dos estudantes participarem de atividades de extensão, disciplinas optativas e iniciação científica. “Aproveitem e fiquem atentos a todas as oportunidades que a São Camilo irá oferecer porque todas as atividades acadêmicas contarão como um diferencial para atuação profissional”, afirmou o Pró-Reitor Acadêmico.
A ocasião contou com a presença dos participantes do Projeto Rondon, que compartilharam a vivência que tiveram no município de Cajapió, no Estado do Maranhão. “O Rondon é importante porque faz com que o aluno tenha uma visão diferente da que ele está habituado. Proporciona o conhecimento de outras culturas e faz colocar em prática tudo que eles aprenderam, além de oferecer para a população serviços de exames preventivos e oficinas”, explicou o Prof. Valter Costa, docente dos Cursos de Farmácia e Enfermagem.
A Aula Magna foi proferida pelo ex-pugilista, Servílio de Oliveira, de 64 anos, campeão mundial de boxe e o único brasileiro medalhista olímpico – conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Cidade do México. Nervoso no início, Servílio foi aos poucos dominando seu espaço e conquistando a atenção de toda a plateia com o seu jeito simples e direto. Ressaltou a importância de ter disciplina e dedicação, para conquistar o sucesso profissional e tratou logo de mandar o seu recado: “Vocês não chegarão a lugar nenhum se não se dedicarem. Não adianta arrumar desculpas para não se esforçarem. Tenham disciplina para fazer o que tiver que ser feito. Ao invés de ficar reclamando dos professores, estudem mais. Se vocês fizerem o esforço necessário, atingirão os objetivos”.
Com um depoimento sobre sua vida, o ex-pugilista, hoje treinador de boxe, contou sua experiência no esporte. Compartilhou suas dificuldades e glórias. Relatou como a família tem um papel fundamental na realização dos sonhos “Nunca achem que algo é impossível. Tudo que fizerem, façam com o coração, confiança, coragem e constância”.
Antes de encerrar a palestra, os organizadores prepararam uma homenagem para o campeão mundial. Apresentaram um clipe com momentos marcantes da vida do ex-atleta e, visivelmente feliz, Servílio agradeceu o presente e confessou o quanto foi difícil encarar uma plateia daquele tamanho. Cerca de 600 pessoas participaram do evento. “Acordei hoje às cinco e meia da manhã, nervoso. Tentei encontrar uma desculpa para dar e não aparecer”. Rindo, todos os alunos do auditório se levantaram e aplaudiram a aula e mais uma vitória do Prof. Servílio. O encerramento contou com a apresentação das baterias das atléticas formadas por alunos camilianos.