Dom Tarcísio ressalta a importância de cuidar dos pobres e enfermos

No dia 18 de julho o Bispo Auxiliar de São Paulo, Dom Tarcísio Scaramussa, Vigário Episcopal da Região Sé celebrou a Missa em Louvor a São Camilo de Lellis na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, na capital de São Paulo.

Durante a homilia, o Bispo falou sobre os dados do Censo da cidade de São Paulo onde revelam que o município mais rico do país tem mais de 14 mil pessoas vivendo nas ruas. Dessas, cerca de 7 mil recebem o acolhimento em casas de abrigo e a outra metade não tem onde morar. A maioria, cerca de 53%, estão vivendo da Região da Sé. No Brasil são aproximadamente 48 mil moradores de rua.

“Precisamos reconhecer essa realidade e, assim como São Camilo de Lellis, ter ‘Mais Coração nas Mãos’ e ir de encontro a essas pessoas e ajuda-las com muito carinho, manifestando o amor de Deus. O Evangelho é bem claro. Devemos cuidar dos enfermos e dos pobres vendo neles o próprio Cristo”, disse o Bispo.

Dom Tarcísio ressaltou a importância dos ensinamentos de São Camilo nos cuidados com enfermos e que a exemplo do santo, padroeiro dos doentes e dos hospitais, possamos vivenciar a solidariedade fraterna.

“O que faz São Camilo ter o amor grandioso no cuidado ao enfermo é o reconhecimento do amor de Jesus, sentindo verdadeiramente a presença do Cristo. Assim como diz o Evangelho ‘adoeci e me visitastes … Sempre que fizestes isto a um deste meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes’. Portanto São Camilo viveu intensamente os ensinamentos de Deus. Pedimos hoje que a presença do carisma camiliano viva em nós”, declarou.