“Precisamos visitar mais os enfermos nos hospitais e também ir até suas casas, aliviando o sofrimento, ajudando no momento mais frágil da vida e que muitas vezes leva a solidão”, declarou o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, durante a missa em louvor a São Camilo realizada na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, na capital de São Paulo.
A homilia teve como base a história de São Camilo de Lellis que viveu intensamente o Evangelho. Também ressaltou a responsabilidade da Igreja e dos religiosos na assistência espiritual aos enfermos. Ainda relembrou o tema Saúde Pública da Campanha da Fraternidade deste ano que visa refletir e promover melhores condições de saúde no país, sobretudo àqueles que mais necessitam.
“Quando a pessoa está doente fica mais fragilizada e é o momento em que mais precisa de ajuda e carinho. E São Camilo de Lellis tinha uma caridade extraordinária junto aos enfermos, compreendia o Evangelho, cuidava com tanto amor como se fosse o próprio Cristo, pedia graças e até perdão dos pecados”, ressaltou.
Para o Cardeal de São Paulo a vinda da Relíquia ao Brasil, especialmente a São Paulo onde os camilianos iniciaram as atividades, é como se fosse a visita do próprio São Camilo. “Nesta ocasião, recordamos os exemplos, as palavras e as atitudes de São Camilo. Portanto, somos estimulados a imitar aquilo que ele fez e assim renovar a nossa atenção para com os doentes”, declarou.
Dom Odilo afirma que a comemoração da presença da família camiliana no Brasil é muito significativa, porque vem reanimar, estimular e confirmar um trabalho que já estão sendo realizado há 90 anos.