O Trote Solidário contará com ações esportivas, culturais e comunitárias
O primeiro dia de aula na vida de um universitário é um divisor de águas. É o momento em que o jovem entra pelo portão da Instituição como aluno, para sair, depois de completar o curso, como um profissional capacitado. Pensando na importância e em todo esforço que essa nova fase exige, o Centro Universitário São Camilo – SP preparou, no dia 02 de fevereiro, uma recepção especial para os novos estudantes, com atividades a serem realizadas até o dia 17 de março. Foram elaboradas gincanas, atividades esportivas e de cunho social, como a doação de sangue e a coleta de donativos para instituições de caridade.
Além de garantir a segurança, a intenção do evento foi proporcionar uma melhor integração entre veteranos e calouros. De forma que os alunos recém-chegados se sentissem acolhidos em uma nova casa, partindo do princípio da diversão, da união e da ajuda à comunidade, no sentido de um trote mais solidário, afastando-os, assim, do consumo de álcool, de violência e de situações que possam causar qualquer tipo de constrangimento.
“Fizemos uma comissão de professores, com a participação de alguns veteranos, em que tentamos nos colocar no papel do aluno ingressante. Nos perguntamos como nos divertiríamos em um processo de integração, sem nos sentirmos acuados, com medo dos veteranos e de todo o processo? Lembramos como foi a nossa recepção. Do que foi bom e do que foi ruim. Também pegamos as experiências passadas na São Camilo, que são muito boas”, explica o docente de Biomedicina, Prof. Mauro Fantini Nogueira Martins, um dos organizadores da recepção aos calouros.
Divididos em grupos, os novos alunos participaram de competições de embaixadas, corrida com a colher, arremessos de bolas, além dos tradicionais torneios de futebol de salão e handebol. A estudante Ainê Munhoz de Melo, de 19 anos, do Curso de Fisioterapia, apreciou as atividades realizadas pela São Camilo. A aluna escolheu o curso por admiração à profissão e para cuidar da prima que é portadora de necessidades especiais. Acredita que terá uma ótima formação profissional. “Escolhi a São Camilo porque é uma Instituição de Ensino referência na área da saúde. Quero cuidar bem das pessoas e sei que posso aprender aqui”, relata a aluna que receberá, assim como todos os estudantes, a formação acadêmica com base nos princípios camilianos. Ainê vai conhecer e ouvir as frases de São Camilo de Lellis e uma delas é: “No cuidar dos enfermos existe todo o amor do criador, porque esses são as pupilas e o coração de Deus”.
Defendendo o time azul, o aluno de Biomedicina, Felipe Elias, de 17 anos, estava empolgado com as atividades e pretende participar de todas as ações do Trote Solidário. “Estou gostando da integração e de conhecer estudantes de outros cursos. Também quero participar das atividades que não são esportivas, como a doação de sangue e a coleta de lixo eletrônico, tudo que for relacionado a ajudar a comunidade”, afirma Felipe.
Todo o processo de integração será registrado pelos próprios alunos. Eles serão responsáveis pela produção de um vídeo que será exibido no dia 17 de março. As duas melhores produções somarão pontos paras as equipes. No final, o grupo que conseguir o maior número de pontos será premiado com um dia na Estação Ambiental São Camilo, em Itanhaém, no litoral de São Paulo.
Para a cerimônia de encerramento, no dia 17 de março, no auditório do Campus Ipiranga 1, a diversão estará garantida, com uma apresentação de Stand Up Comedy e com o agito das baterias das atléticas Centro Universitário São Camilo, proporcionando as boas vindas a todos que fazem e farão parte do universo Camiliano.