Alfarroba: o substituto perfeito para o chocolate

Alfarroba é um fruto extraído da árvore Ceratonia siliqua, mais conhecida por alfarrobeira. Muitos dizem que tem gosto semelhante ao chocolate. Mas as propriedades são diferentes e, para a felicidade de muitos alérgicos a esse doce do cacau, pode ser a salvação que estava faltando.

Quem é alérgico a lactose ou glúten – componentes comuns da composição do chocolate, pode ter uma opção para o consumo, sem ter que tomar remédios para não desencadear reações indesejadas no organismo.

“Os produtos feitos a base de alfarroba normalmente não contém lactose e glúten em sua composição”, afirma a nutricionista Samantha Ottani Rhein, docente do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo, em São Paulo.”

O papel nutricional da alfarroba, porém, vai além de ser um ‘cover’ do chocolate, por não conter cafeína e teobromina, componentes responsáveis por função estimulante em nosso organismo. “Isto torna os produtos a base deste fruto interessantes para pessoas alérgicas a teobromina do chocolate e também para mulheres que estão amamentando.”

Depois de saber desses benefícios, o jeito é descobrir como esse fruto pode ser consumido, não é mesmo? Para quem interessar, a alfarroba já pode ser encontrada em supermercados, nos formatos em barra ou em pó – bem parecido com o chocolate, o que permite a utilização em receitas de doces, por exemplo.

“Uma opção para o consumo caseiro pode ser como achocolatado ou em bolos, como normalmente utilizamos os achocolatados ou chocolates; a opção em barra pode ser derretida em banho-maria para fazer caldas ou chocolate quente”.