Top China 2012

No período de 5 a 27 de julho, aconteceu a quarta edição do Top China. O programa desenvolvido pelo Santander Universidades – com a participação do Centro Universitário São Camilo e de outras instituições de ensino – proporcionou, para um grupo de 100 estudantes, a oportunidade de conhecer melhor a cultura chinesa e promoveu, durante três semanas, debates sobre Urbanismo, Meio Ambiente e Sustentabilidade nas cidades de Shangai e Pequim.

Entre os selecionados deste ano estavam os alunos camilianos Cilicia Silvério Nascimento, Fabrício Andrião de Souza, Fernanda Cernea e Leandro da Silva Guimarães, além da docente do Curso de Ciências Biológicas, Profa. Luciana Pinto Sartori, que contou um pouco da rotina acadêmica e discorreu sobre a importância dos temas abordados.

“As aulas eram expositivas, com professores brasileiros e chineses. Dentro dos temas, tínhamos saídas de campo que incluíam visitas técnicas a museus, indústrias, áreas da própria cidade que servem de exemplo de arquitetura consciente, grandes praças, entre outros pontos. Acredito que esse método incentiva o trabalho em conjunto de profissionais de áreas distintas, que podem gerar grandes benefícios às cidades populosas, com problemas de poluição e falta de água. Tudo que foi observado lá aplica-se principalmente a lugares como nossa grande São Paulo”.

E mesmo com uma rotina repleta de atividades e aulas em dois períodos, os participantes garantiram o tempo para se divertir, conhecer os costumes locais e provar da hospitalidade dos anfitriões. “Um fato que me marcou muito na viagem foi o dia em que eu precisei comprar um remédio. Andei uns 40 minutos e não vi placa de farmácia. Pedi informação para um rapaz que andava na calçada com uma mulher, eles não só me disserem onde era o local, como me levaram e ficaram comigo como intérpretes para eu ser bem atendido. Nesse momento me senti como a pessoa mais importante do mundo”, relembra Leandro.

A qualidade do trabalho dos camilianos em terras orientais foi reconhecida. Os alunos da Rede São Camilo fizeram parte do grupo que recebeu o prêmio de destaque na apresentação de seminários e foi eleito o melhor grupo da cidade de Shangai. Sem deixar por menos, a Profa. Luciana foi indicada, pelos professores e organizadores, para ser a oradora do discurso final na cerimônia oficial de encerramento, além de ter sido convidada para compor a mesa das autoridades do evento.

Porém, mesmo com tantas conquistas, a docente garante que a melhor lição que trarão da china, não caberá em suas malas de viagem. “O benefício que obtivemos com o projeto foi crescer como ser humano, abrindo a mente para o novo, o desconhecido, e trazer na bagagem vivências inesquecíveis”.

No momento da partida de volta para a casa, a emoção e a saudade tomaram conta dos participantes.

“Acredito que esse relacionamento afetivo que tivemos uns com os outros durante essa edição foi uma coisa muito marcante. A despedida foi muito dolorida e todos nós choramos muito. Trocamos e-mail e nos falamos todos os dias. Tenho certeza que os amigos que fiz na China (chineses e brasileiros) serão para sempre. Agradeço a Rede São Camilo pela oportunidade e pela confiança. Eu aproveitei cada segundo e considero que essa viagem mudou a minha vida”, declara Fernanda.