Secretária Municipal de Saúde conversou sobre Saúde Pública com os alunos de Pós Graduação

Os alunos do curso de Pós Graduação em Saúde Pública com Ênfase na Estratégia de Saúde da Família participaram de uma aula especial na noite de 19 de fevereiro. Na ocasião, a Secretária de Saúde do Município de Estiva (MG), Carolina Chapina Fernandes Chiarini, compartilhou com os presentes um pouco do trabalho realizado em seu departamento e a situação da área da saúde no Município mineiro.

Durante a apresentação, Carolina falou sobre a importância de ter pessoas formadas na área à frente da Secretária da Saúde. Profissionais que não fiquem preocupados apenas em curar, mas que também reconheçam o valor de conscientizar a população a respeito da prevenção.

A secretária também comentou sobre o desafio de motivar a sociedade a refletir sobre o assunto. “Quando pensamos em promover um evento de conscientização, precisamos pensar em algo diferente e divertido, que chame a atenção da população. Apenas a informação não atrai as pessoas. Muitas vezes temos que fazer como uma mãe que tenta alimentar um filho que não gosta de legumes e verduras”. Carolina comentou sobre a importância de trabalhar a educação da saúde durante a infância. “Quando educamos uma criança e as ensinamos a escovar os dentes de forma correta ou a lavar as mãos com frequência, por exemplo, ela aprende e passa a cobrar os pais e as pessoas próximas os mesmos hábitos saudáveis.

Antes de encerrar a aula, realizada no auditório do Campus Pompeia e organizada pela Profa. Maria Paola Mattion Badin, Carolina explicou aos alunos sobre alguns dos projetos de atenção básica utilizados pela secretária da saúde de Estiva: o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e o portal do E-SUS.