São Camilo Educação presente no XII Congresso Brasileiro de Bioética em Recife-PE

Entre os dias 26 e 29 de setembro de 2017, ocorreu o XII Congresso Brasileiro de Bioética e IV Congresso Brasileiro de Bioética Clínica.

Na ocasião, participaram como representantes da USC e Centro Universitário São Camilo SP, os membros do Comitê de Ética em Pesquisa – CoEP, os professores Carlos Ferrara Junior (diretor de ensino – USC), Edson Umeda (docente – medicina), Adriana Aparecida Faria Lima (coordenadora do CoEP e docente – enfermagem), Sonia Rodrigues Pereira (docente – nutrição), Padre Marcio Fabri dos Anjos (coordenador do programa de mestrado e doutorado em bioética) e Padre Christian de Paul de Barchifontaine (Assessor Internacional dos Camilianos na área da saúde – Relações Públicas das Organizações Camilianas).

A temática abordada foi Liberdades e Responsabilidades e, refletiu sobre o momento da Bioética no Brasil e no mundo, onde reina a inquietação e o questionamento em relação a valores.

O evento, buscou contemplar uma abordagem multidisciplinar onde a reflexão e o debate conduziram a encaminhamentos por novas propostas educativo-formativas, proposições de relações interpessoais baseadas na prática bioética, interação profissional e de comunicação humana, e nas práticas profissionais em saúde e em relações interpessoais, bem como nas Ciências da Saúde e Ciências Sociais e Humanas.

O desenvolvimento dos Temas Livres constituiu um aspecto de grande importância na programação. Por meio das Apresentações Científicas, a comunidade teve chance de expor, divulgar e trocar experiências nas diversas áreas temáticas da bioética.

Os representantes da São Camilo Educação desenvolveram o tema do congresso por meio das seguintes apresentações:

– Carlos Ferrara Junior – A Visão Bioética na Gestão Educacional – Um Olhar Renovador (comunicação oral);

– Edson Umeda – Adequa-se o tema Espiritualidade na Grade Curricular dos Cursos da Área da saúde na Pós-Modernidade? (Pôster);

– Edson Umeda, Adriana Aparecida Faria Lima e Sonia Rodrigues Pereira – Termo de Assentimento – da Teoria à Prática (Comunicação Oral);

– Padre Márcio Fabri dos Anjos – Preconceito, Estigma e Discriminação (Mesa Redonda).