Professora de Língua Portuguesa do Centro Educacional São Camilo ES, Patrícia Peres Ferreira Nicolini, ficou entre os 50 melhores projetos do país

A disciplina de literatura nem sempre é a preferida dos alunos do ensino fundamental. Mas, de forma criativa, a professora de Língua Portuguesa Patrícia Peres Ferreira Nicolini, que leciona no Centro Educacional São Camilo, em Cachoeiro de Itapemirim – ES, mudou a visão dos alunos.

Patrícia Peres ficou entre os 50 melhores projetos da 19º edição do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10. Seu projeto, “Literatura e Cinema na Sala de Aula”, foi desenvolvido com alunos do 9º ano, que produziram curtas metragens de terror. O objetivo da disciplina, conta ela, é criar um diálogo entre a linguagens literárias e audiovisuais.

“Possuo o projeto de narrativas há seis anos. Para mim, foi uma grande emoção ter meu trabalho reconhecido ainda mais, quando nossa profissão é tão pouco valorizada”, afirma a professora, que já foi vencedora por duas outras vezes no Festival Literatura e Vídeo, da mesma fundação.

Para o grupo de 10 alunos Camilianos, que venceu com o curta de 10 minutos ‘A marca do medo’, realizado com base em literaturas de terror, a posição do concurso foi uma surpresa. “Foi uma experiência diferente. Aprendemos mais sobre narrativas de terror. Um pouco complicado, mas muito bacana”, afirma Sofia Armani, que atuou no roteiro e atuação.

O prêmio

Criado em 1998, o Prêmio Educador Nota 10 reconhece professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e também gestores escolares de todo o país com trabalhos que mostram a importância da aprendizagem e a tarefa de manter jovens e crianças numa boa escola.

Na edição deste ano do prêmio, 4.221 educadores, professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos, de diversos segmentos de ensino, inscreveram seus trabalhos. Deste total, 50 chegaram as finais e duas professoras são capixabas. Os 50 finalistas recebem uma assinatura do site Nova Escola Clube com vigência de um ano para os educadores.

Professora Cachoeiro

Créditos da notícia: Beatriz Caliman publicada em 04/08/2016 no site http://www.gazetaonline.com.br/_conteudo/2016/08/noticias/sul/3962879-professora-cachoeirense-e-destaque-em-premio-nacional.html

Créditos da foto : Beatriz Caliman