Docentes apresentam trabalho em Congresso

A Professora Nivea Tavares e o professor Renato Carvalho – Coordenador Pedagógico da Graduação de Enfermagem, ambos docentes da Faculdade São Camilo-RJ, participaram do 20º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), o maior evento anual da área de Saúde da América Latina realizado nos dias 6 a 10 de novembro, no Riocentro, Rio de Janeiro, o qual abordou o tema “Dimensões do Cuidado de Enfermagem: Interfaces nos Cenários da Prática Profissional” e se desdobrou em três eixos temáticos: Cuidado, Tecnologia e Inovação; Trabalho, Ética e Legislação profissional; e Políticas Sociais, Educação e Gestão.

Com intensa programação científica, construída em parceria com os Conselhos Regionais de Enfermagem, o congresso contribuiu para fortalecimento da profissão, promovendo a difusão do conhecimento e o intercâmbio entre profissionais e entidades.

O trabalho cujo tema foi sobre Capacitação de Profissionais de Saúde e EAD, Possibilidades e Desafios: Uma Revisão Integrativa, eixo temático: Tecnologia e Inovação, foi produzido pelos docentes Nívea Tavares, Renato Carvalho e professores da UFF. A apresentação foi realizada pela professora Nívea no congresso.

A Educação à distância (EAD) na área da saúde surgiu da emergente necessidade de formar recursos humanos adequados às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS) que tem, como uma de suas atribuições, o papel de ordenar a formação de profissionais para a área de saúde. As exigências apresentadas visando à qualidade nas ações em saúde, a necessidade e a importância da formação permanente e a pesquisa desenvolvida, apontam a EAD como alternativa para inserção dos profissionais nos programas de formação onde a reflexão e a ação poderão resultar em mudanças significativas. Ressalta-se ainda que a EAD, aliada às tecnologias de informação e comunicação (TIC), favorece ao aluno autonomia e flexibilidade em seus estudos.

Alunos da São Camilo também participaram do congresso.

noticia