Colégio São Camilo São Paulo inclui atividades de Pastoral da Educação

Destinada aos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, o Colégio São Camilo Paulo inicia as atividades de Pastoral da Educação, incluída como forma de evangelizar alunos, familiares, professores e colaboradores nas premissas da Pastoral da Educação Nacional, instituída pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Esta semana, o Padre Ronne Peterson, responsável pela condução das atividades da Pastoral no Colégio apresentou a nova atividade aos alunos na Capela Sagrado Coração de Jesus que fica dentro do Colégio. A Pastoral segue o carisma camiliano e tem como missão promover o desenvolvimento do ser humano por meio da educação e da saúde. Ela está articulada em um trabalho conjunto com movimentos católicos e organismos de educação ligados à Igreja Católica, como Associação Nacional de Escolas Católicas do Brasil (ANEC) e a própria Arquidiocese de São Paulo.

O lema da Pastoral no Colégio será: “Mais coração nas mãos, irmãos!”, frase de São Camilo de Lellis e que também configura o diferencial no Colégio São Camilo, o de integrar a comunidade acadêmica nas suas atividades e celebrações litúrgicas, agregando valores cristãos e camilianos.

Várias atividades estão inseridas na Pastoral, além das missas mensais realizadas na Capela Sagrado Coração de Jesus, campanhas beneficentes, preparação da liturgia das missas, animação, acolhida dos ingressantes e aconselhamentos, considerando a importância fundamental da orientação espiritual. Os atendimentos em geral são realizados com horários marcados com a coordenação pedagógica. A Pastoral é ecumênica e já oferece no Colégio a atividade de preparação para o sacramento da Eucaristia para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I.

“Trata-se de uma ação prioritária com a missão de evangelizar no campo da Educação e caminhar de acordo com a Carta de Princípios Camilianos, com ênfase na valorização da vida seguindo valores éticos e cristãos, dentro de uma visão ecumênica”, afirma a diretora do Colégio, Prof. Maria Isabel Dumaresq.