Biologia em Ação: proteção de nascentes e plantio de frutíferas nativas em área de mananciais de SP

Nesta sexta-feira, dia 21 de outubro, alunos do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário São Camilo estarão plantando 1000 (mil) mudas de árvores nativas, junto com uma centena de voluntários da Fundação Telefônica VIVO e a equipe da ONG Capivari Monos, em Parelheiros, importante área de proteção das águas, no extremo sul da cidade de São Paulo.

Através desta ação será possível recuperar e proteger uma nascente e ajudar a reflorestar a Mata Atlântica, com espécies frutíferas nativas que poderão gerar renda aos moradores rurais da região.

“Isso é sustentabilidade na prática! Com os frutos da Uvaia, da Grumixama, do Cambuci, do Araçá, da Palmeira Juçara que estamos plantando hoje podemos fazer geleias, bolos, conservas, valorizando a nossa biodiversidade e alimentando um ciclo sustentável”, disse a Bióloga Claudia M. Prudente, professora responsável pelo projeto e docente do Centro Universitário São Camilo.

A participação dos alunos nesta ação é fundamental pois eles irão ensinar os voluntários a plantar as mudas, transmitindo a importância da conservação ambiental. Sem contar o treinamento de liderança, que foi oferecido aos alunos, onde eles puderam participar do planejamento de parte do projeto, enriquecendo sua formação. A professora espera ampliar o projeto, convidando outros cursos da instituição nas próximas edições.

Essa iniciativa conta com o apoio da VIVO e tem uma campanha de Crowdfunding, onde a sociedade poderá apoiar e ampliar os benefícios deste projeto.