Institucional

A União Social Camiliana é uma entidade civil, de assistência social e fins não lucrativos, de direito privado, instituída no dia 10 de fevereiro de 1954, na cidade de Santos (SP). É hoje a entidade dos Religiosos Camilianos no Brasil que responde pela educação, prioritariamente na área da saúde, tendo como objetivos: manter e desenvolver o ensino, a educação e a pesquisa; promover a divulgação de pesquisas e a publicação de obras; colaborar com entidades e órgãos públicos e privados nas atividades de formação de recursos humanos, materiais e espirituais.

Atualmente, a São Camilo está presente em oito Estados brasileiros: São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Paraná, por meio de suas unidades educacionais camilianas.
Nas suas primeiras décadas de existência, era uma entidade de caráter mais assistencial caritativo, em socorro aos pobres da Baixada Santista.

As atividades educacionais dos camilianos na área da saúde, no Brasil, iniciaram-se em 1963, com a Sociedade Beneficente São Camilo. Foi uma resposta à necessidade de suprir os hospitais com recursos humanos qualificados. No Hospital São Camilo-SP (Pompéia), instalou-se uma Escola de Auxiliares de Enfermagem.

Em 1975, foram criadas as Faculdades Ciências da Saúde São Camilo, com o curso de graduação em Nutrição, o primeiro curso de nível superior dos camilianos no país. Posteriormente, foram instalados os Cursos de Enfermagem, Fonoaudiologia e Administração Hospitalar. Em 1978, quando União Social Camiliana (USC) transferiu sua sede para São Paulo, assumiu os cursos na área da saúde que, até então,estavam sob responsabilidade da Sociedade Beneficente São Camilo, entidade camiliana pioneira no país.

No início da década de 1990, as Faculdades passaram a ser denominadas Faculdades Integradas São Camilo, transformando-se em Centro Universitário São Camilo – São Paulo, em 17 de novembro de 1997. No mesmo ano, foi adquirido imóvel para construção do campus Pompéia, no Bairro de Vila Pompéia (SP). Em 16 de fevereiro de 2001, o então Círculo Social do Ipiranga teve suas atividades assumidas pelos camilianos. Foram agregadas à União Social Camiliana as duas unidades do Colégio Cardeal Motta, de Educação Básica. A história do Colégio Cardeal Motta é uma página à parte: fundado em 1957 pelo Padre Balint, mereceu o nome em homenagem ao então Cardeal de São Paulo, Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, patrono da escola, que lançou a pedra fundamental, em 1953.

Em 1989, a União Social Camiliana assumiu as atividades educacionais, em Cachoeiro do Itapemirim, no Estado do Espírito Santo, da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José e o ICE – Instituto Cachoeirense de Ensino.

A tradição na formação de Administradores Hospitalares fez com que o MEC credenciasse a unidade de ensino superior camiliana localizada em Belo Horizonte – MG. Pela Portaria de 25 de setembro de 2003, teve início o Curso de Administração Hospitalar, que funciona nas mesmas instalações do Centro Educacional São Camilo, instalado em 16 de janeiro de 1997, com os cursos técnicos e de pós-graduação.

A Unidade Educacional de Porto Alegre – RS foi instalada em 23 de abril de 1997, com objetivo de ministrar cursos de pós-graduação. Em 30 de julho de 2003, obteve autorização da Secretaria de Estado de Educação do Rio Grande do Sul, surgindo, assim, o Centro Educacional São Camilo – RS.

A Escola São Camilo de Brasília, atual Centro Educacional São Camilo – DF, foi incorporada à União Social Camiliana em 20 de outubro de 1999, mantendo um ensino diferenciado na Educaç ão Infantil e Fundamental na Capital Federal.

A Faculdade de Enfermagem Luiza de Marillac, escola de Enfermagem mais antiga do Brasil, teve suas atividades assumidas em 12 de outubro de 1993. Em 2001, a São Camilo-RJ implantou o curso de graduação em Administração Hospitalar. Vários cursos são oferecidos pelo Centro de Pós-Graduação São Camilo-RJ.

A São Camilo-BA instalou, em 1º de dezembro de 1989, o Centro de Pós-Graduação São Camilo, para atender às áreas de Administração Hospitalar e Gestão da Saúde. O credenciamento das Faculdades São Camilo-BA aconteceu em 9 de setembro de 1997. Esta unidade também possui Ensino Profissionalizante.

O Colégio São Camilo, localizado no Estado do Paraná, é a mais nova unidade da organização camiliana. Foi inaugurado no dia 05 de março de 2005 e nasceu com o objetivo maior de preparar jovens vocacionados a seguirem a vida religiosa. O Colégio São Camilo oferece à comunidade pinhalense e a toda região o mesmo ensino de qualidade que, antes, era restrito aos seminaristas.