Ensino

Diretrizes de Educação Básica

Ao se propor redigir as Diretrizes para as Unidades de Educação Básica da Província Camiliana do Brasil, a Comissão de Educação Básica da União Social Camiliana, hoje Comissão de Ensino, vê-se diante de uma situação desafiadora e de grande responsabilidade: a tarefa de sintetizar, num documento, visões e propostas comuns às unidades educacionais que procuram vivenciar o Carisma Camiliano de norte a sul do País e, a partir daí, instituir os pressupostos comuns a serem assumidos por essas. A responsabilidade de, como leigos, elaborar e integrar propostas e ações coloca-se, hoje, como uma realidade, englobando 4 Unidades que atendem o segmento, com aproximadamente 2300 alunos. Assim, a Educação Básica Camiliana busca construir sua identidade histórica, inserindo-se no contexto da Província Camiliana do Brasil, da Educação Brasileira e da Educação Católica como um todo.

A partir de tal propósito, o presente documento firma-se sobre o prisma da construção de uma identidade e da incorporação das diferenças peculiares das partes envolvidas que buscam, ao mesmo tempo, por meio da consolidação de uma proposta, base para responder às seguintes questões centrais: o que nos aproxima? O que nos é comum? O que nos diferencia das outras escolas?

No cerne dessas questões, estão nossas crenças e nossas práticas, nossa visão de homem e de mundo, nosso fazer e nossos projetos de futuro.

Não pretendemos aqui uniformizar unidades inseridas em realidades tão distintas, matizadas pelas diferenças históricas e regionais, tampouco estabelecer critérios rígidos de ação e funcionamento. Este documento representa o esforço por descrever o que nos aproxima e o que nos diferencia dos outros, revelando, assim, a singularidade da educação camiliana.

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