Pós Graduação Stricto Sensu

Pós-Doutorado em Bioética

Programa de Pós-Doutorado em Bioética do Centro Universitário São Camilo constitui-se na realização, por portadores do título de doutor, de atividades de pesquisa junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Bioética – Mestrado e Doutorado, sob a supervisão de um docente do corpo permanente do programa.

Público-alvo:
• doutores em Bioética, com título obtido em programa de pós-graduação recomendado pela CAPES
• doutores em áreas afins, com título obtido em programa de pós-graduação recomendado pela CAPES

Duração:
12-48 meses, podendo ser prorrogada

Inscrições:
Secretaria de Pós-Graduação

Documentação:
• cópia do RG e CPF ou passaporte, se estrangeiro
• cópia dos diplomas de graduação e doutorado (declarações serão aceitas até um ano após a defesa)
• cópia do certificado de especialização (se o candidato também for especialista) e do diploma de mestrado (se o candidato também for mestre)
• Currículo Lattes atualizado
• exemplar da tese de doutorado
• projeto de pesquisa e plano de atividades em Bioética
• duração prevista
• carta de aceite de docente supervisor

Baixar Resolução nº 1/2011 – Reitoria – Dispõe sobre Programa de Pós-Doutorado no Centro Universitário São Camilo

 

Doutorado em Bioética

O Doutorado em Bioética da São Camilo é o 2º do país
Com os cinco anos de experiência acumulada na administração do Mestrado em Bioética, o Centro Universitário São Camilo – SP abre turmas para o Doutorado em Bioética a partir de março deste ano. Nele reúnem-se docentes titulados que são referência no cenário nacional, além da infraestrutura (vasto acervo bibliográfico, laboratórios, salas de aula modernas e salas de vídeoconferência) que a São Camilo oferece aos seus alunos.

Um dos diferenciais do Doutorado em Bioética são as linhas de pesquisa. Uma que merece destaque é a de Meio Ambiente, além de outras três linhas de pesquisas, como: Bioética – Teoria e História; Bioética – Pesquisa e Experimentação em Seres Vivos; e Bioética Clínica.

O Doutorado em Bioética do Centro Universitário São Camilo – SP, com duração de 24 a 48 meses será ministrado às quintas e sextas-feiras, das 19h às 22h30, e aos sábados das 8h30 às 16h30. Mais informações, ligue: 0800-17-8585 ou acesse www.saocamilo-sp.br

São Paulo

 

Mestrado em Bioética

O Curso de Mestrado em Bioética, oferecido pelo Centro Universitário São Camilo – SP, já contou com mais de 50 dissertações defendidas, tendo, a primeira turma iniciada em agosto de 2004. Além disto, reúne mais de 30 professores em uma estrutura adequada no Campus Pompéia do Centro Universitário São Camilo, e um projeto pedagógico estruturado para ampliar os horizontes dos profissionais em todos os segmentos.

O curso é aberto a todos os profissionais com nível superior, com enfoque na Bioética na Pesquisa Envolvendo Seres Vivos. No ano de 2005, o Curso de Mestrado em Bioética do Centro Universitário São Camilo foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na reunião do Conselho Técnico Científico (CTC) realizada em Brasília – DF nos dias 17 e 18 de março de 2004. Posteriormente, foi reconhecido pelo Parecer CNE/CES n . 136/2005, publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 6 de junho de 2005 (seção 01, página 11).

Como diferencial, o curso oferece a titulação e a qualificação do corpo docente, o inovadorismo dos projetos pedagógicos, o oferecimento de estágios supervisionados e visitas técnicas em muitos cursos, além dos excelentes índices de empregabilidade. Além disso, a Instituição possui o plantão de dúvidas do Comitê de Ética em Pesquisa, espaços reservados na biblioteca para estudos individuais, espaços reservados para as orientações de monografias, além de um contato próximo com as coordenações dos cursos. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Mestrado em Bioética pelo telefone (11) 3861-3460.

O desenvolvimento e a sedimentação da pesquisa é uma das áreas mais candentes na Instituição. O Mestrado em Bioética, inédito no Brasil, tem contribuído de forma significativa para a produção científica nesta área multi, interdisciplinar e pluralista.

Além disto, a Jornada Científica que acontece anualmente e encontra-se na sua XI edição é um lócus importante para a divulgação dos trabalhos monográficos da especialização.

Unidades Camilianas que oferecem o Mestrado em Bioética:

São Paulo


Mestrado Profissional em Enfermagem Profissional

O curso de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Enfermagem – Enfermagem no Processo de Cuidar em Saúde do Centro Universitário São Camilo, foi autorizado em março de 2011, consolidando a tradição em formar enfermeiros com excelência na esfera do cuidar. Contando com a parceria da Universidade Católica Portuguesa, o programa tem por objetivo preparar profissionais críticos, formadores de opinião, garantindo o desenvolvimento científico-tecnológico da Ciência da Enfermagem, e promover mudanças no mercado de trabalho.

Público-alvo:
Enfermeiros graduados em instituições de ensino superior reconhecidas e com experiência profissional de pelo menos um ano.

Coordenadora:
Dra. Grazia Maria Guerra – doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP); mestre em Fundamentos de Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP; especialista em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo; especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva e em Afecções Crônicas pela Escola de Enfermagem da USP; especialista em Enfermagem Cardiológica pela Escola de Enfermagem da USP e pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; especialista em Administração Hospitalar em Sistema de Saúde – PROHASA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); licenciatura plena em Enfermagem pela Faculdade de Educação da USP; enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem da USP; orientadora do Programa de Mestrado Acadêmico em Bioética e docente da disciplina de Sistematização da Assistência de Enfermagem na Pós-Graduação Lato Sensu do Centro Universitário São Camilo; pesquisadora do Laboratório de Investigação Clínica da Unidade de Hipertensão do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; presidente da Sociedade Brasileira de Enfermagem Cardiovascular – SOBENC.

Área de concentração:
Assistência de Enfermagem.

Linhas de pesquisa:
• Humanização em Saúde;
• Gestão de Pessoas em Enfermagem;
• O Cuidar em Enfermagem: da Atuação Macro à Singularidade.

Disciplinas:
• Obrigatórias: Bases Teóricas do Cuidado: da Gênese à Evolução das Teorias; Bioética; Políticas de Saúde; Relacionamento Interpessoal e Habilidades Comunicativas; Seminários de Pesquisa.
• Optativas: Metodologia da Pesquisa: Abordagem Qualitativa; O Cuidado em Situação de Risco; Práticas Humanizadas Voltadas ao Cuidador e ao Cuidar; Qualidade, Segurança e Risco em Saúde; Tendência e Interface da Pesquisa Clínica Aplicada em Enfermagem; Bioestatística; Educação em Saúde; Gestão de Pessoas em Enfermagem; Assistência ao Paciente Neurológico – Da Teoria à Prática; Enfermagem Paliativa: Conceitos, Práticas e Tendências.

Créditos:
• Disciplinas: 25;
• Atividades complementares: 20;
• Dissertação: 50.

Duração:
12 a 24 meses.

Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na reunião do Conselho Técnico Científico (CTC) em março de 2011

 

Para mais informações acesso o site www.saocamilo-sp.br