Princípios e Metas

Um programa de avaliação só terá sucesso se for norteado por alguns princípios que possam garantir a busca da qualidade do ensino da instituição.

– Isenção: Para que os resultados sejam significativos, a avaliação precisa ser feita de maneira isenta;
– Globalidade: A avaliação precisa abranger todos os aspectos da instituição e todos os seus níveis: graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão, administração;
– Periodicidade: A avaliação deve ser feita em períodos pré-determinados;
– Comunicação: Durante todo o processo de avaliação, as pessoas envolvidas devem ser informadas dos resultados de cada etapa e das mudanças que forem sendo introduzidas;
– Participação: Deve-se promover a maior integração e participação de todos os membros e segmentos da instituição;
– Ética: Os valores éticos devem acompanhar todos os trabalhos desenvolvidos na avaliação. A ética deve estar em todas as atividades, especialmente nas dos avaliadores que são os condutores do processo;
– Continuidade: Deve-se analisar e comparar os dados de um determinado momento para o outro, revelando o grau de eficácia das medidas adotadas a partir dos resultados obtidos;
– Respeito à Identidade Institucional: Deve-se procurar contemplar e respeitar as características da identidade, filosofia e carisma institucional;
– Objetividade: O projeto de avaliação institucional e o pessoal selecionado para executá-lo devem atuar com objetividade para garantir seu sucesso;
– Credibilidade: O processo precisa ser percebido como sendo justo e eqüitativo.

METAS DO PROGRAMA INTEGRADO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

• desenvolver trabalho de sensibilização com as Unidades;
• elaborar quadros de indicadores institucionais de avaliação;
• elaborar relatórios parciais dos resultados, no decorrer do processo;
• promover a apresentação e discussão de resultados;
• avaliar o impacto do projeto de Avaliação Institucional Integrada;
• promover condições favoráveis para realização da avaliação externa;
• promover a Meta Avaliação do Programa de Avaliação Institucional, nas Unidades.