Avaliação Institucional

A auto-avaliação institucional é um momento de reflexão e um estudo crítico de cada Instituição sobre suas diversas dimensões, resultando em informações que reflitam a percepção de si mesma.

A Avaliação Institucional contribui para uma maior transparência da gestão educacional perante a sociedade, permitindo a União Social Camiliana demonstrar o cumprimento de suas funções de ensino, pesquisa e extensão e a coerência dos seus objetivos em relação às necessidades sociais.

A avaliação visa cumprir uma retrospectiva crítica, socialmente contextualizada do trabalho realizado pela Instituição com a participação de professores, alunos, administradores e funcionários. Com isto pode gerar um diagnóstico técnico que possibilite um projeto integrado com o qual a comunidade envolvida se sinta identificada e comprometida.

Para a União Social Camiliana, a Avaliação Institucional (AI) é uma ferramenta importante para o planejamento e gestão educacional, contribuindo para o auto-conhecimento da organização. Permite verificar o efetivo cumprimento da Missão Institucional e oferece, ainda, subsídios para as unidades reprogramarem e aperfeiçoarem seus projetos pedagógicos. Nesse sentido, é decisiva para que se possa perceber com clareza os erros e acertos e para que propostas possam ser encaminhadas e mudanças qualitativas possam ser efetuadas.

Com essa preocupação, a União Social Camiliana estabelece uma política para avaliação embasada nas seguintes diretrizes:

• auto-conhecimento da Instituição e das unidades através do resultado de suas ações, permitindo adequá-las às demandas sociais;

• maior participação da Instituição na comunidade;

• profissionalização da gestão pedagógica e administrativa.