Ações Sociais

A União Social Camiliana desenvolve ações de natureza educacional e de assistência social promovendo os mínimos sociais no atendimento direto à população em situação de vulnerabilidade e risco social. É reconhecida não só pelo trabalho de formação básica e profissional que realiza com seus alunos, mas também pelo atendimento social que presta à comunidade.As atividades de Assistência Social dos camilianos no Brasil iniciaram-se em 1954. Foi uma resposta frente à necessidade de suprir as carências da região quanto ao atendimento ambulatorial.

Na União Social Camiliana, por meio da Comissão de Assistência foi elaborada a Política de Assistência Social, com o objetivo de promover a inclusão social de pessoas, famílias e grupos de pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal, por meio dos serviços e programas assistenciais e educacionais de forma permanente e contínua.

A assistência social compreende a acolhida, o abrigamento, a orientação sócio-educativa, a habilitação e reabilitação, a formação e capacitação para o trabalho, a formação e apoio a grupos de geração de emprego e renda, a orientação sócio-familiar, a provisão de bens e gêneros de necessidades, o assessoramento e apoio a usuários e movimentos sociais, e toda forma de garantia de acesso aos direitos sociais básicos.

A) Programas de Proteção Social Básica

  • Centro de Convivência Social e Acolhida ao Idoso e seus Familiares: oferece oportunidade ao idoso de obter informações por meio de palestras de prevenção de doenças como hipertensão arterial, diabetes entre outra, resgata os talentos a identidade, auto estima, proporciona a convivência. A São Camilo atende ao idoso resgatando seus vínculos familiares e promovendo atividades que contribua para sua melhoria na qualidade de vida.
  • Programa de Atenção a Família e a Comunidade: o programa atende a crianças, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social realizam atividades em comunidades como: alfabetização, reforço escolar, atividades físicas, recreativas e esportivas, acompanhamento á saúde, orientação e conscientização para a cidadania, oficinas de artes cênicas, trabalhos de inclusão e convivência social com o idoso, além de propostas de estímulo ao desenvolvimento integral sustentável das comunidades e a geração de renda.

B) Serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade

  • Centro de Convivência Social e Acolhida para Pessoas com Deficiência, Idosos e suas Famílias : promove a melhoria das condições de saúde e qualidade de vida à comunidade em situação de vulnerabilidade social com objetivo de promover a habilitação e reabilitação física, por meio de ações terapêuticas preventivas e curativas. Estas ações acontecem por meio de serviços gratuitos de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Orientação Nutricional e atendimentos especializados em reabilitação e habilitação física, integrando diversas especialidades em saúde e oferecendo um atendimento multidisciplinar. Atende prioritariamente pessoas com deficiência e pacientes sem limite de idade. Propicia à comunidade orientações sobre a saúde.

C) Serviços Educacionais Gratuitos

A São Camilo comprometida com a sociedade e preocupada com a inclusão social, presta serviços gratuitos na área educacional, por meio de um Programa de Concessão de Bolsas de Estudos integral e parcial aos alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade social nos diferentes níveis de ensino.

O Programa abarca Bolsas Assistenciais e a adesão ao Programa Governamental Universidade para Todos – ProUni.

  • Programa Interno de Bolsas de Estudos Assistenciais: Com proposta de inclusão social de caráter beneficente o Programa Interno de concessão de bolsas considera apenas bolsas de 50% e 100% para todas as modalidades de ensino por prazo determinado, não podendo ser computados descontos de caráter comercial, em decorrência de acordos para captação de alunos vinculados a determinadas organizações.Os critérios estabelecidos para concessão de bolsas seguem a Lei 12.101/2009 e o Decreto 7237/2010 e a Lei 12.868/2013 aguardando Decreto regulatório e em consonância com as diretrizes institucionais e a Política de Bolsas Institucionais Assistenciais.
    • Bolsa Integral de 100% para estudantes que possua a renda per capta até 1 salário mínimo e meio.
    • Bolsa Parcial 50% para estudantes que possuam renda per capta até 03 salários mínimos.

     

  • prouniPrograma Universidade para Todos – ProUni: A União Social Camiliana desde 2004 aderiu ao ProUni – Programa Universidade para Todos, criado pela MP nº 213/2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Entende sua finalidade de concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de baixa renda, em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior, oferecendo, em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas que aderirem ao Programa.Sensível à realidade social do país, a União Social Camiliana desenvolve ações que caracterizam o compromisso de Responsabilidade Social. Nossa filosofia não se pauta apenas em responder as demandas governamentais, mas transcende as leituras e abordagens oficiais. Desta forma, sustentando sua Missão Institucional de promover o desenvolvimento do ser humano por meio da educação e da saúde, segundo os valores camilianos, o faz por meio de diferentes programas e serviços Assistenciais e Educacionais.Os critérios de seleção do Programa Universidade para Todos – ProUni seguem a Lei 11.096 de 13/01/2005.

Missões Camilianas

Conheça um pouco mais sobre o trabalho realizado pelos missionários da Províncial Camiliana Brasileira em Macapá-AM e Fortaleza-CE: